O cristão deve cumprir a lei ou não?

Gamistas Apodi - Igreja Batista de Apodi/RN

 Muitos dizem que estamos isentos da lei de Mosaica dado que hoje vivemos na graça. De fato, Cristo cumpriu a lei em nosso lugar, Ele pagou o preço. Ao dizer: Tetélestai (Está consumado) na cruz, isso queria dizer que o preço pelo nosso pecado estava pago. Fomos salvos.

Entretando, o Cristão cumpre a lei pelo Espírito, a partir de Cristo (Gl 5:16-18,22). A lei não deixa de ser cumprida, porém muda de significado e passa a ser cumprida por causa do Espírito que habita nEle. Não estamos isentos da lei de Deus, porém passamos a cumprí-la com um novo significado. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Pois não se submete à lei de Deus. O cristão se submete à lei de Deus pelo Espírito.

A questão não é mais não adulterar apenas, mas ser fiel. Não é apenas não cobiçar, mas ser plenamente satisfeito em Deus. Não é simplesmente não matar, pois agora o cristão tem o amor de Deus em si, e ele ama até seus inimigos. Os mandamentos que antes eram negativos, agora se tornam positivos.

O cumprimento da lei continua na vida do cristão de forma interna, positiva e direcionada pelo Espírito Santo.

Paulo em Romanos 13:9b diz: e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.  

O que ele queria dizer com isto?

Infelizmente, para pegar em pedras e atirar muitos estão prontos a fazer. Porém, para se dobrar e ajudar a pessoa a se levantar, poucos estão dispostos. Queremos ser juízes e executar justiça (fazer o papel de Deus), porém não estamos dispostos a exercer a misericórdia.
Deus teve misericórdia (coração para com nossa miséria) para conosco, entretanto, nós muitas vezes não temos coração para com a miséria dos outros.

Quando eu amo o meu próximo como a mim mesmo, a régua de medir fica igual tanto para mim quanto para meu próximo. Tendemos a ser menos rigorosos conosco e mais rígidos com os outros.
Deus quer que nós sejamos longânimos (tardios para punir o pecado) e compassivos. Pacientes e amorosos. Esta é a lei para o cristão. Se não cumpro esta lei, de maneira nenhuma posso dizer que o Espírito de Deus habita em mim.

O cristianismo em prática é positivo e não negativo. Não existe para punir pecados (papel de Deus), mas para amar ao próximo (nosso papel). Devemos lutar contra o pecado e pregar para que as pessoas mudem de vida. Contudo não podemos dar atestado de salvação para ninguém.

Devo deixar de amar um homossexual porque ele vive na prática do pecado? Devo odiar um assassino porque ele ainda não se arrependeu? Devo desejar a morte de um terrorista?

Esses sentimentos são comuns para aqueles que não tem o Espírito de Cristo habitando em si. Para o cristão, sua lei é amar a todos como Cristo os amou. Independente de serem os piores homens do mundo. Essa é a essência do cristianismo. Quem irá punir os pecados, tanto do homossexual, como do terrorista, como o meu e o seu é Deus. Apenas Ele. Ainda não estamos em cadeiras de juízes, nossa atribuição é de mordomos a serviço do Rei.

Por

fonte: Gospel+

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também!