Igreja faz culto virtual no Facebook e atrai 40.000 pessoas


Uma universidade americana utilizou o Facebook para realizar um culto, e contou com a participação de 40.000 pessoas. A iniciativa da Liberty University aconteceu depois que o culto que normalmente acontece na Igreja Batista Thomas Road, próxima à universidade, teve que ser cancelado por um conflito de agenda. Para que os estudantes não ficassem sem o encontro semanal, surgiu então a ideia de realizar o culto na web.
O evento, chamado de “A igreja no Facebook”, ocorreu numa quarta-feira e entre os participantes estavam alunos, ex-alunos, missionários que estão na Uganda e um soldado americano que está servindo no Afeganistão. “O que é o Facebook, afinal? É uma comunidade. O que é a igreja, afinal? É uma comunidade. Para nós, pensar numa igreja pelo Facebook não é algo inovador. É intuitivo”, afirmou o Pastor Johnnie Moore, que é vice-presidente de projetos executivos da Universidade.

A primeira experiência de um culto no Facebook da parceria entre a Universidade e a Igreja Batista Thomas Road vai servir de plataforma para que outros cultos on line sejam realizados durante as férias. O primeiro culto foi transmitido de uma área dedicada à prática de esportes dentro do campus da universidade, contou com a presença de 200 estudantes que foram escolhidos de forma aleatória, com o grupo de louvor e com a mensagem, pregada pelo Pastor Clayton King. “O que tornou essa iniciativa única é que pudemos alcançar os alunos do curso a distancia e também os que moram aqui. Eles puderam interagir, já que a grande maioria não se conhece e participa apenas de pequenos grupos”, contou o Pastor Moore.
Como a Universidade possui um grande número de alunos que fazem cursos à distância, “A Igreja no Facebook” é uma estratégia para alcançá-los. Até 2010, o número de alunos que cursam as matérias à distância era 61 mil.
Segundo o Gospel Prime, o Pastor Moore quer incentivar os alunos a se reunirem em pequenos grupos e participarem dos próximos cultos no Facebook: “Decidimos fazer um santuário dentro da rede social que já faz parte de nossa vida diária. Vamos convidar os nossos colegas para ficarem em seus dormitórios e apartamentos, reunirem-se com seus amigos na frente de um computador e cultuarem conosco”.
Moore ainda relata que a inspiração foi bíblica, além de tecnológica: “É como uma congregação que está em centenas de lugares diferentes ao mesmo tempo. Afinal de contas, o apóstolo Paulo e os primeiros cristãos fizeram de sua meta ir onde as pessoas estão. No século 21 elas estão no Facebook. São mais de 800 milhões de usuários… Afinal, somos a primeira geração digital nativa. Muitos de nós crescemos com a mamadeira na boca e o teclado no colo. Aprendemos o alfabeto através de programas de computador e pensando que o Google é a nossa biblioteca pessoal. Todos nós já fizemos amizades através do clique de um mouse… Igreja e Facebook são lugares onde compartilhamos sobre a vida juntos, aprendemos mais uns sobre os outros, encorajamos uns aos outros, rimos juntos e vivemos nossas vidas em um tipo de harmonia. O Facebook pode ser um lugar de encontro com Deus e com os outros. Pode ser um lugar onde ensinamos e aconselhamos, partilhamos experiências, e prestamos culto. Como Paulo disse aos Coríntios, devemos fazer tudo para a glória de Deus”.

fonte: Gospel +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também!